26.3.12







No último Sábado na região da Barra Funda estive no memorial da America Latina para conferir a exposição gratuita de duas obras de Portinari, a Guerra e Paz.   A visitação é de terça a domingo, das 9h às 18h, na  Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, próximo da estação de metrô Barra Funda.


Os dois murais foram feitos entre 1952 e 1956, encomendados pelo governo brasileiro como presente para a sede da ONU, em Nova York.   Ambos foram restaurados de Fevereiro à Maio  de 2011 no Palácio Gustavo Capanema em um atelie aberto ao público.

Além dos painéis do pintor, o evento reúne centena de estudos preparatórios de Portinari para Guerra e Paz

 Recomendo imensamente à todos que puderem comparecer  até o dia 21 de Abril deste ano, em São Paulo na exposição. Após essa data as obras seguirão por outros estados brasileiros antes da volta,  em 2013,  para a região novaiorquina,  nos Estados Unidos.

Quem aparecer por lá, logo poderá se encantar ao ver de perto dois painéis gigantesto com 14 x 10 metros de altura e largura de grande relevância histórica, mundial e brasileira.  Além disso, acompanhar um vídeo de apresentação de informações e detalhes das pinturas,  por exemplo.


Painel Guerra


Painel Paz ao fundo. Reparem no tamanho dele!

Detalhe do painel: Seriam imagens 3D? Os animais pareciam sair da pintura...

Visitem essa exposição de trabalhos de um pintor brasileiro consagrado mundialmente,  é grátis, e vale muito a pena. Imaginem ver de pertíssimo coisas como essas  vistas nos livros nas aulas de arte da escola. Incrível!



 


You Might Also Like

1 Recados,

  1. Que falta faz morar em localizações metropolitanas! Eu adoraria ir numa exposição dessas, se fosse possível =( Sorte que posso ver como foi por aqui =D Ótimo teu blog, gostei bastante!

    www.purplepineapple.net.tc

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images